Receitas próprias em universidades federais: uma análise da previsão e sua efetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5671

Resumo

O planejamento orçamentário, através do orçamento público, é uma ferramenta de controle financeiro e instrumento de realização de políticas públicas. A previsão assertiva de receitas é essencial para a eficácia na execução dos recursos públicos. Este estudo investiga a efetividade com que as universidades públicas federais realizam as estimativas de arrecadação própria. A metodologia utilizada baseou-se em dados orçamentários das 69 universidades federais, extraídos do sistema Tesouro Gerencial no período de 2015 a 2023. Os resultados mostraram que, em média, a assertividade das previsões de arrecadação é de 82%. Algumas universidades, especialmente as mais novas, apresentaram desempenhos inconsistentes, enquanto outras mostraram variações extremas nos percentuais de arrecadação em diferentes anos. Denota-se que as universidades necessitam aprimorar sua previsibilidade, para assegurar sua autonomia financeira.

Palavras-chave: planejamento; orçamento público; universidades; desenvolvimento regional; efetividade.

Biografia do Autor

  • Marciana Lopes da Silva Ozório, Universidade Federal da Grande Dourados

    Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional na Universidade Federal da Grande Dourados (PROFIAP – UFGD). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, MS. Brasil.

  • Josimar Pires da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (2018). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasilia - UnB (2014). Especialista em Contabilidade Pública. MBA/Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getulio Vargas - FGV (2010). Especialista em Educação Ambiental pela UNIVALE. Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade São Francisco de Assis - FASFA (2010) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (2005). Atualmente é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor Permanente no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP-UFGD); e, Pesquisador Associado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Downloads

Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OZÓRIO, Marciana Lopes da Silva; SILVA, Josimar Pires da. Receitas próprias em universidades federais: uma análise da previsão e sua efetividade. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 77–104, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5671. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5671. Acesso em: 30 abr. 2025.