Sobre uma esquerda derrotada: rescaldos, derrotas e memória no Século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5930

Resumo

O artigo procura elaborar alguns elementos que poderiam fornecer um quadro de razões para a derrota do campo político à esquerda no mundo contemporâneo. Para tanto, mobiliza algumas noções caras à modernidade: progresso, aceleração e revolução. Pretende-se estabelecer uma zona de diálogo entre as hipóteses de Traverso em torno da melancolia, característica histórica da esquerda, e as ideias de Berardi que apontam para o tempo presente como uma realidade sem futuro. Talvez, a chave de interpretação da derrota histórica da esquerda, que já dura quarenta anos, resida nesta articulação.

Palavras-chave: esquerda; progresso; aceleração; futuro; derrota.

Biografia do Autor

  • Raphael Guazzelli Valerio, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Educação (Unesp). Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação e Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Pernambuco. Brasil. 

  • Gabriel de Moura Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestrando em História (UFPE). Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Pernambuco. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VALERIO, Raphael Guazzelli; CAVALCANTI, Gabriel de Moura. Sobre uma esquerda derrotada: rescaldos, derrotas e memória no Século XX. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 442–461, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5930. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5930. Acesso em: 1 jul. 2025.