Princípios do direito e constitucionalidade no ensino fundamental: uma formação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.6015

Resumo

Este artigo discute a relevância da introdução dos princípios do Direito e da Constitucionalidade no Ensino Fundamental como instrumento de formação cidadã, fortalecimento do Estado Democrático de Direito e prevenção de violações de direitos. A pesquisa baseia-se em referências teóricas da educação, do direito constitucional e da cidadania, propondo uma integração interdisciplinar nos currículos escolares. Argumenta-se que o letramento jurídico básico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para a formação de sujeitos mais conscientes de seus direitos e deveres, fortalecendo a cultura da legalidade e da participação social.

Palavras-chave: educação jurídica; ensino fundamental; cidadania; direito constitucional; currículo escolar.

Biografia do Autor

  • Giancarlo Moser, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

    Pós-Doutor em Administração (2023) e em História da Educação (2010). Doutor em Ciências Sociais (2007) e em Gestão de Patrimônio e Turismo (2019). Mestre em Gestão de Patrimônio e Turismo. Coordenador de Educação a Distância e Professor Titular da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Santa Catarina. Brasil. 

  • Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Professor - Pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNISUL). Santa Catarina. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-09-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOSER, Giancarlo; FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. Princípios do direito e constitucionalidade no ensino fundamental: uma formação cidadã. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 726–742, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.6015. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/6015. Acesso em: 5 set. 2025.