Approaches of ethnography, collective ethnography and the use of photographs to Bernard Lahire's sociological portraits: expanding possibilities for dispositionalist research in administration

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5672

Abstract

This study aimed to bring theoretical and methodological contributions from ethnography, collective ethnography and the use of audiovisual resources (especially photographs) to enrich the construction of sociological portraits in Bernard Lahire. The proposed theoretical approach has the potential to facilitate the study of the place of origin, in the foreground, in the analysis and composition of sociological portraits; and to enhance the participation of the researched in the production of portraits. The approach to collective ethnography was made possible by i) the study of mobility in urban space, referring to the transits of young people in different fields of practice; ii) the involvement of the researched in ethnographic productions, from work in the field to the elaboration of reports; and iii) to include the study of mobility and spatialities in Lahire's dispositionalist studies. As for the use of audiovisual resources, they tend to expand the production of data in the field and bring the perspective of the researched themselves to the process.

Key words: ethnography; collective ethnography;  photographs; sociological portraits.

Author Biographies

  • Jhony Pereira Moraes , Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor e Mestre em Administração pela UFRGS. Graduado em Administração pela Uniritter. Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Gestão e Tutoria na EaD e MBA em Coaching. Atualmente é Professor dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e em Administração (PPGA) da Universidade do Contestado (UNC), Professor substituto no IFRS Viamão, Tutor da área de Gestão e Negócios na PUCRS e Professor da Escola de Negócios das Faculdades Integradas São Judas Tadeu (FISJT). Foi professor e coordenador de projetos de extensão e de pesquisa na área de Gestão e Negócios do Centro Universitário FADERGS (Ânima Educação). É professor e conteudista de cursos de pós-graduação (lato sensu). Interesses de pesquisa: inserção profissional, juventudes, políticas públicas, desenvolvimento regional, empreendedorismo (e social), ecossistema empreendedor, carreiras, diversidades, gestão de pessoas e relações de trabalho.

  • Lisiane Quadrado Closs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Mestre e doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS. Pós-doutorado em Educação na Melbourne Graduate School of Education, financiado pela CAPES. Atualmente é professora associada da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre os principais temas abordados em publicações nacionais e internacionais estão: aprendizagem em diferentes contextos, aprendizagem transformadora, trabalho docente, ambientes de aprendizagem, formação para a docência em Administração, carreira. Foi líder do tema Saberes e Práticas Docentes em Administração e Contabilidade no EnANPAD entre 2019 e 2021

  • Silas Dias Mendes da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor (UFMG), Mestre (UFMG) e Bacharel (UESC) em Administração. Pesquisador no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP/UFMG). Coordenador do projeto de pesquisa PROBIC/UNIPAC "Sentidos do trabalho e comportamento organizacional: um estudo com jovens trabalhadores-estudantes" (2022-2023). Líder do tema Gestão de Pessoas (2020-2021) e coordenador do mesmo tema (2022-atual) das edições do Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (EnANGRAD).

  • Diogo Henrique Helal, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bolsista CNPq Produtividade em Pesquisa - 2 (2020-2022; 2023-2025). Pós Doutor em Administração (CEPEAD/UFMG, 2020). Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política (FAFICH/UFMG, 2008), graduado e mestre em Administração pela UFPE (2001, 2003). Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), onde é Coordenador Científico do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP). Foi Diretor de Formação Profissional e Inovação (2016-2017), Coordenador Geral de Formação (2016), e Membro do Conselho Científico da Editora Massangana (2017-2018). É Consultor de Qualificação (docente) na César School. É Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), da UFPE. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), 2015/2016, ocupando o cargo de Secretário Adjunto

  • Georgiana Luna Batinga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGA UTFPR), campus Curitiba. Possui doutorado, mestrado e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho, Consumo e Sociedade, privilegiando aportes teórico-metodológicos em análise (crítica) do discurso. Atualmente pesquisa o tema tecnologias de base digital em uma perspectiva sociocrítica, considerando seus efeitos controversos e ambíguos nas organizações e nas relações de trabalho e consumo. Integra os seguintes grupos de pesquisa: grupo de estudos trabalho e sociedade (GETS) vinculado ao programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná e estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes (NARRAR-SE),

  • Renato da Costa dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduação em Administração Comércio Exterior, Especialização em Administração Estratégica e Gestão da Qualidade. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Doutorado sanduíche na UJI-Universidade Jaume I em 2017 em Castellón de la Plana-Espanha, Department of Business Administration and Marketing. Pós-Doutorando em Gestão Urbana pela PUCPR, Projeto de Pesquisa: CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA. Pós-Doutorando em Sustentabilidade nas Organizações, PUCPR, Projeto de Pesquisa: Economia Circular das Embalagens. Membro do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia do Município de São Mateus do Sul-PR .Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Cidade Digital Estratégica. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade da UNC. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Administração e Ciências Contábeis da UNC. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) da Universidade do Contestado (UNC). É coordenador do Curso de graduação em Administração EAD da Universidade do Contestado (UNC). É coordenador do Curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos da (UNC). Foi coordenador e professor do Master Degree of Business Administration with specialization in Sustainability and specialization in Digital Business da American Global Tech University-AGTU-FLORIDA-USA.

Published

2025-04-25

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Artigos

How to Cite

MORAES , Jhony Pereira; CLOSS, Lisiane Quadrado; COSTA, Silas Dias Mendes da; HELAL, Diogo Henrique; BATINGA, Georgiana Luna; SANTOS, Renato da Costa dos. Approaches of ethnography, collective ethnography and the use of photographs to Bernard Lahire’s sociological portraits: expanding possibilities for dispositionalist research in administration. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 170–190, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5672. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5672. Acesso em: 30 apr. 2025.