Aproximações da etnografia, etnografia coletiva e o uso de fotografias aos retratos sociológicos de Bernard Lahire: ampliando possibilidades de um pesquisar disposicionalista em administração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5672

Resumen

Este estudo teve como objetivo trazer aportes teórico-metodológicos da etnografia, etnografia coletiva e do uso de recursos audiovisuais (especialmente fotografias) para enriquecer a construção dos retratos sociológicos em Bernard Lahire. A proposta de aproximação teórica tem o potencial de propiciar o estudo do lugar de origem, em primeiro plano, na análise e composição dos retratos sociológicos; e potencializar a participação dos pesquisados na produção retratos. A aproximação com a etnografia coletiva deu-se por possibilitar i) o estudo das mobilidades no espaço urbano, referindo-se aos trânsitos dos jovens em diferentes campos de práticas; ii) o envolvimento dos pesquisados nas produções etnográficas, desde o trabalho no campo até a elaboração dos relatos; e iii) incluir o estudo da mobilidade e das espacialidades nos estudos disposicionalistas de Lahire. Quanto ao uso de recursos audiovisuais, eles tendem a ampliar a produção de dados no campo e trazer o olhar dos próprios investigados ao processo.

Palavras-chave: etnografia; etnografia coletiva; fotografias; retratos sociológicos.

Biografía del autor/a

  • Jhony Pereira Moraes , Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor e Mestre em Administração pela UFRGS. Graduado em Administração pela Uniritter. Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Gestão e Tutoria na EaD e MBA em Coaching. Atualmente é Professor dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e em Administração (PPGA) da Universidade do Contestado (UNC), Professor substituto no IFRS Viamão, Tutor da área de Gestão e Negócios na PUCRS e Professor da Escola de Negócios das Faculdades Integradas São Judas Tadeu (FISJT). Foi professor e coordenador de projetos de extensão e de pesquisa na área de Gestão e Negócios do Centro Universitário FADERGS (Ânima Educação). É professor e conteudista de cursos de pós-graduação (lato sensu). Interesses de pesquisa: inserção profissional, juventudes, políticas públicas, desenvolvimento regional, empreendedorismo (e social), ecossistema empreendedor, carreiras, diversidades, gestão de pessoas e relações de trabalho.

  • Lisiane Quadrado Closs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Mestre e doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS. Pós-doutorado em Educação na Melbourne Graduate School of Education, financiado pela CAPES. Atualmente é professora associada da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre os principais temas abordados em publicações nacionais e internacionais estão: aprendizagem em diferentes contextos, aprendizagem transformadora, trabalho docente, ambientes de aprendizagem, formação para a docência em Administração, carreira. Foi líder do tema Saberes e Práticas Docentes em Administração e Contabilidade no EnANPAD entre 2019 e 2021

  • Silas Dias Mendes da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor (UFMG), Mestre (UFMG) e Bacharel (UESC) em Administração. Pesquisador no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP/UFMG). Coordenador do projeto de pesquisa PROBIC/UNIPAC "Sentidos do trabalho e comportamento organizacional: um estudo com jovens trabalhadores-estudantes" (2022-2023). Líder do tema Gestão de Pessoas (2020-2021) e coordenador do mesmo tema (2022-atual) das edições do Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (EnANGRAD).

  • Diogo Henrique Helal, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bolsista CNPq Produtividade em Pesquisa - 2 (2020-2022; 2023-2025). Pós Doutor em Administração (CEPEAD/UFMG, 2020). Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política (FAFICH/UFMG, 2008), graduado e mestre em Administração pela UFPE (2001, 2003). Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), onde é Coordenador Científico do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP). Foi Diretor de Formação Profissional e Inovação (2016-2017), Coordenador Geral de Formação (2016), e Membro do Conselho Científico da Editora Massangana (2017-2018). É Consultor de Qualificação (docente) na César School. É Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), da UFPE. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), 2015/2016, ocupando o cargo de Secretário Adjunto

  • Georgiana Luna Batinga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGA UTFPR), campus Curitiba. Possui doutorado, mestrado e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho, Consumo e Sociedade, privilegiando aportes teórico-metodológicos em análise (crítica) do discurso. Atualmente pesquisa o tema tecnologias de base digital em uma perspectiva sociocrítica, considerando seus efeitos controversos e ambíguos nas organizações e nas relações de trabalho e consumo. Integra os seguintes grupos de pesquisa: grupo de estudos trabalho e sociedade (GETS) vinculado ao programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná e estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes (NARRAR-SE),

  • Renato da Costa dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduação em Administração Comércio Exterior, Especialização em Administração Estratégica e Gestão da Qualidade. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Doutorado sanduíche na UJI-Universidade Jaume I em 2017 em Castellón de la Plana-Espanha, Department of Business Administration and Marketing. Pós-Doutorando em Gestão Urbana pela PUCPR, Projeto de Pesquisa: CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA. Pós-Doutorando em Sustentabilidade nas Organizações, PUCPR, Projeto de Pesquisa: Economia Circular das Embalagens. Membro do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia do Município de São Mateus do Sul-PR .Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Cidade Digital Estratégica. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade da UNC. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Administração e Ciências Contábeis da UNC. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) da Universidade do Contestado (UNC). É coordenador do Curso de graduação em Administração EAD da Universidade do Contestado (UNC). É coordenador do Curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos da (UNC). Foi coordenador e professor do Master Degree of Business Administration with specialization in Sustainability and specialization in Digital Business da American Global Tech University-AGTU-FLORIDA-USA.

Publicado

2025-04-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MORAES , Jhony Pereira; CLOSS, Lisiane Quadrado; COSTA, Silas Dias Mendes da; HELAL, Diogo Henrique; BATINGA, Georgiana Luna; SANTOS, Renato da Costa dos. Aproximações da etnografia, etnografia coletiva e o uso de fotografias aos retratos sociológicos de Bernard Lahire: ampliando possibilidades de um pesquisar disposicionalista em administração. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 170–190, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5672. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5672. Acesso em: 30 apr. 2025.