Vivência poética pedagógica na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5155

Resumo

Este trabalho apresenta resultados preliminares de pesquisa de doutorado em Educação (GEPLOLEI/PPGE/UFMT) que tem como objetivo descrever as ações, fruto das discussões teórico-metodológicas, realizadas nos Ateliês Formativos em consonância com o desenvolvimento de um planejamento colaborativo intitulado “A poesia que vem dos bichos de estimação”. Foi utilizada a metodologia colaborativa que visa a uma aproximação entre a academia e os/as colaboradores/as da pesquisa e todos/as os/as envolvidos/as têm voz e vez no direcionamento de ações que contribuam para a solução do problema de pesquisa. Nesse intuito, apresenta-se como foi desenvolvido o planejamento coletivo, percursos e produto da vivência. Como considerações finais, destaca-se que o uso de poesias em sala de aula pode estimular uma expressão autoral, artística e literária das crianças e que atividades como essa podem materializar uma percepção acolhedora e cheia de sentidos que potencializa a perspectiva discursiva de leitura e escritura em escola de Educação Básica.

Palavras–chave: poética pedagógica; perspectiva discursiva; leitura; escritura.

Biografia do Autor

  • Agnaldo Périgo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutorando em Educação (UFMT). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá. Mato Grosso. Brasil.

  • Bárbara Cortella Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Docente vinculada ao Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE) do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá. Mato Grosso. Brasil.

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Publicado

2025-03-19

Como Citar

PÉRIGO, Agnaldo; PEREIRA, Bárbara Cortella. Vivência poética pedagógica na educação básica. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 39–46, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5155. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5155. Acesso em: 30 abr. 2025.