PROESDE: uma aproximação entre universidade e comunidade

Autores

  • Aline Schuck Universidade do Contestado (UNC)
  • Maylla Wegrzinovski Pickssius Universidade do Contestado (UNC)
  • Luciano Bendlin Universidade do Contestado (UNC)
  • Renata Campos Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5292

Resumo

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) é uma modalidade de bolsas para estudantes de graduação residentes em Santa Catarina vinculado ao Governo do Estado de Santa Catarina. O PROESDE consiste em atividades de ensino, pesquisa e extensão capaz de contribuir no contexto regional articulando a formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região de abrangência da Instituição de Ensino Superior (IES). Tais atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção proposto pela IES, no caso, a Universidade do Contestado (UNC), abrangendo todas as Regionais de Educação. Este artigo tem o objetivo apresentar as informações gerais sobre o PROESDE nos anos de 2022 e 2023. A metodologia consiste na análise de informação obtidas pelo PROESDE tais quais: número de bolsistas, cursos de graduação e atividades desenvolvidas pela modalidade de bolsa. Entre os resultados encontrados, observa-se a prevalência de bolsistas de 13 cursos de graduação, tendo com maior representatividade os cursos de direito e psicologia, seguido por fisioterapia e medicina veterinária. No ano de 2022 foram contemplados 121 bolsistas e para 2023 foram 99 bolsistas. O campus que apresentou maior número de bolsistas foi Mafra, com 70 bolsistas em 2023 e 42 bolsistas em 2022. Os acadêmicos participaram de projetos de extensão universitária, a exemplo da Sala do Sabe e Jardim e a Infância fomentado com bolsas de 12 meses com valores fixados pelo governo em até R$2.200,00 (2022) e R$ 2.424,00 (2023). O PROESDE é sem dúvidas, um forte articulador do tripé ensino, pesquisa e extensão universitária que proporciona a integração e a vivência de acadêmicos com as necessidades da comunidade na qual residem, além de contribuir significativamente, com permanência e continuidade do acadêmico na graduação, através do valor da bolsa recebida. 

 Palavras–chave: bolsa de estudo; extensão universitária; cursos de graduação; desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

  • Aline Schuck, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutora em Engenharia Ambiental. Professora da Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

  • Maylla Wegrzinovski Pickssius, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) na Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

  • Luciano Bendlin, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor em Administração. Reitor e Professor na Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

  • Renata Campos, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutora em Ciências da Saúde. Professora da Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

SCHUCK, Aline; PICKSSIUS, Maylla Wegrzinovski; BENDLIN, Luciano; CAMPOS, Renata. PROESDE: uma aproximação entre universidade e comunidade. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 681–689, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5292. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5292. Acesso em: 30 abr. 2025.