Projeto de vida na BNCC e a influência das políticas educacionais neoliberais
DOI:
https://doi.org/10.24302/redes.v2.5340Resumo
Este artigo explora a influência do neoliberalismo no currículo do ensino médio brasileiro, com foco particular no conceito de "Projeto de Vida". Analisa-se como as características neoliberais, como a autonomia individual, a preparação para o mercado de trabalho, a meritocracia, a flexibilização curricular, o empreendedorismo, a redução do papel do Estado e a avaliação baseada em resultados, moldam a educação. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseando-se em análise de políticas educacionais, pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que, embora o Projeto de Vida no ensino médio brasileiro reflita as tendências neoliberais, é essencial buscar um equilíbrio. É preciso garantir que, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho, o sistema educacional também os capacite a agir como cidadãos críticos e responsáveis, equipados para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança. O estudo revela que o Projeto de Vida, enquanto alinhado com a filosofia neoliberal, apresenta tanto potencialidades quanto limitações. Por um lado, promove habilidades relevantes para o mercado de trabalho e enfatiza a autonomia individual. Por outro, pode conduzir a uma educação limitada, focada excessivamente em resultados mensuráveis e na preparação para o mercado, em detrimento do desenvolvimento integral do aluno.
Palavras Chave: educação; ensino médio; projeto de vida; neoliberalismo.
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