A experiência com a desenhografia na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5203

Resumo

A pesquisa intitulada A Desenhografia de um Movimento é escrita por uma pesquisadora, mas traz outras duas personagens que a compõem: a artista visual que realiza inúmeras produções artísticas e a professora que instrui por meio da disciplina de Arte. O projeto tem como temática a experiência pela Desenhografia, método que se constitui na junção do desenho e fotografia pelo aplicativo de celular e edição de imagens Picsart. O termo é criado pela própria artista e surge da união das palavras desenho + (foto)grafia, visto que são elas que compõem grande parte de seu acervo artístico. As desenhografias criadas demonstram a gestualidade expressa por um corpo e o seu minúcio. A proposta é realizada como parte do curso de Mestrado em Educação (em andamento) e traz uma estreita ligação com o Eixo 3, pois trata da Linguagem da Arte dentro do campo educacional e a utilização das tecnologias. Os resultados evidenciam o quanto as inovações tecnológicas podem auxiliar a educação e propiciar ricas e potentes experiências artísticas.

Palavras–chave: educação; experiência; desenhografia; tecnologia.

Biografia do Autor

  • Simone Maria Spanhol, Universidade de Caxias do Sul

    Mestranda em Educação. Universidade de Caxias do Sul. Nova Prata. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

SPANHOL, Simone Maria. A experiência com a desenhografia na educação. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 200–209, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5203. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5203. Acesso em: 30 abr. 2025.