Visitas técnicas escolares nos ativos territoriais, aprendizagens e a promoção do desenvolvimento regional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5229

Resumen

Esta pesquisa pretende abordar a importância das visitas técnicas escolares como possibilidade de ampliar as aprendizagens dos alunos e a valorização da história local. Destaca a adaptação dos professores as diferentes aprendizagens e estilos de ensino, buscando diversificar e melhorar as práticas didático-pedagógicas. As visitas escolares tendem a despertar questionamentos na comunidade escolar, pois, podem proporcionar momentos de reflexões e emoções e de aprendizagens aos envolvidos. O município de Três Barras, em Santa Catarina, é mencionado como um exemplo de localidade com diversos pontos históricos e turísticos. Questiona-se: é possível uma população com tanta história simplesmente esquecê-la? As visitas técnicas escolares podem ajudar a população a reconhecer sua história e valorizar a localidade. Para responder a essas questões, a pesquisa teve como objetivo analisar a possibilidade de realizar visitas técnicas e contribuir para aprendizagens sobre a história local e regional. Empregando uma abordagem quanti-qualitativa para a coleta de dados, professores da rede municipal serão entrevistados para alcançar os objetivos do estudo e compreender como essas visitas podem beneficiar a qualidade educacional dos alunos.

Palavras–chave: visitas escolares; aprendizagens; valorização histórica.

Biografía del autor/a

  • Thomas Felipe Bianek Barbosa, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestrando em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Josmar Kaschuk, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestrando em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Robson de Faria Silva, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor em Administração. Universidade do Contestado (UNC), Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Jairo Marchesan, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

BARBOSA, Thomas Felipe Bianek; KASCHUK, Josmar; SILVA, Robson de Faria; MARCHESAN, Jairo. Visitas técnicas escolares nos ativos territoriais, aprendizagens e a promoção do desenvolvimento regional. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 728–736, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5229. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5229. Acesso em: 30 apr. 2025.