Dilatômetro: experimento de física aplicado como ferramenta de ensino aprendizagem

Autores/as

  • Thaisa Lezan Universidade do Contestado (UNC)
  • Liliane Wendt Universidade do Contestado (UNC)
  • Ericson William Moreira Universidade do Contestado (UNC)
  • Orestes Hacke Universidade do Contestado (UNC)
  • Ederson Witt Universidade do Contestado (UNC)
  • Maristela Povaluk Universidade do Contestado https://orcid.org/0000-0003-3786-7655

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5239

Resumen

Dois corpos com temperaturas diferentes ao se aproximarem, tendem a transferir energia térmica para entrarem em equilíbrio. Quando ocorre essa troca de energia térmica entre os corpos dá-se o nome de calor. Quanto maior estiver a agitação das moléculas presentes no corpo, maior estará seu nível de energia interna, consequentemente, mais alta estará sua temperatura também. Esse artigo tem como objetivo principal, mostrar a aula experimental como aliada no processo de ensino-aprendizagem, em prol de atrair o interesse do aluno pelo conteúdo abordado. A aula prática de dilatação de sólidos foi aplicada aos alunos da segunda série, da E.E.B. Professora Maria Paula Feres, Mafra-SC. Nela foram apresentados os conceitos de dilatação térmica e realizado o experimento com o Dilatômetro. A aula foi desenvolvida no laboratório da escola, sendo iniciada com uma breve explanação sobre o que é a dilatação linear dos sólidos e como funciona um dilatômetro. A aula experimental foi de imensa valia, tanto para os estudantes que tiveram a oportunidade de participar, como principalmente para nós acadêmicos, em que se pode realizar uma aula proveitosa, com um resultado positivo e extremamente significativo.

Palavras-Chave: física; dilatação; ensino; experimento.

Biografía del autor/a

  • Thaisa Lezan, Universidade do Contestado (UNC)

    Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Liliane Wendt, Universidade do Contestado (UNC)

    Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil

  • Ericson William Moreira, Universidade do Contestado (UNC)

    Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil

  • Orestes Hacke, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre, Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil

  • Ederson Witt, Universidade do Contestado (UNC)

    Especialista, Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Maristela Povaluk, Universidade do Contestado

    Doutora em Educação pela PUC-PR. Mestrado em Educação Ensino Superior pela FURB. Mestrado em Psicopedagogia pela Universidade de LaHavana. Especialização em Ecologia pela Furb. Especialização em Ciências Biológicas pela FIJ /RJ. Orientadora e Professora da Universidade do Contestado , Mafra SC

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

LEZAN, Thaisa; WENDT, Liliane; MOREIRA, Ericson William; HACKE, Orestes; WITT, Ederson; POVALUK, Maristela. Dilatômetro: experimento de física aplicado como ferramenta de ensino aprendizagem. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 403–415, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5239. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5239. Acesso em: 30 apr. 2025.