Intencionalidades e racionalidade estabelecidas no itinerário de formação técnica profissional no bojo da reforma do ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5287

Resumen

A etapa de escolarização no Brasil, em especial a denominada de Ensino Médio já passou por uma série de reformas e há uma em curso no atual contexto educacional do país. Diante disso, o presente projeto visa apresentar uma análise quanto os processos percorridos que deram base para a criação e sustentação da educação básica no Brasil. Para se alcançar os resultados, a metodologia será de cunho qualitativo tendo sua fundamentação em análises documentais e bibliográficas. Esse percurso é imprescindível para poder se chegar ao objetivo central da presente reflexão que intenta pensar as intencionalidades e racionalidades orientadoras dos processos de (re)estruturação do Ensino Médio no Brasil a partir do itinerário formativo de formação profissional e técnica. A fim de contemplar todas as etapas, uma leitura sobre fatores políticos e sociais sob os planos bem definidos dos valores neoliberais não podem ser desconsiderados, pois são estes que sustentam e alimentam o debate com o objetivo de manter cada vez mais próximo os vínculos que ligam a construção ideológica da educação com os interesses do mercado econômico.

Palavras-chave: reforma educacional; novo ensino médio; neoliberalismo; intencionalidades e racionalidade; ensino técnico e profissional.

Biografía del autor/a

  • Marcos Ogliari, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Mestrando em Desenvolvimento Regional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Doutora em Tecnologia. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

OGLIARI, Marcos; PEZARICO, Giovanna. Intencionalidades e racionalidade estabelecidas no itinerário de formação técnica profissional no bojo da reforma do ensino médio. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 565–574, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5287. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5287. Acesso em: 30 apr. 2025.