Jornadas de atenção ao AVC: 4 anos de educação em e para a saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5211

Resumo

O acidente vascular cerebral (AVC) é a primeira causa de morte entre as doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, sendo a segunda causa de incapacidade funcional no mundo. Diante disso, ações que visam mudar este cenário nas diferentes esferas de atenção à saúde e ao AVC são cruciais. Por isso, as Jornadas de Atenção ao AVC têm o objetivo de mesclar ações de educação em e para a saúde, para diferentes populações, primando o objetivo de conscientizar sobre os diferentes níveis de cuidado e atenção ao AVC. Aqui, relata-se sobre os principais eixos desenvolvidos e públicos envolvidos, assim como, os resultados obtidos durante os quatro (04) anos de ação de ensino, pesquisa e extensão vinculados a Jornada. Ações educativas durante todas as jornadas levaram a construção e desconstrução do saber, que juntas, estas duas ações ativas levam e levaram a congruência entre o saber e disseminação de informações sobre saúde e a doença AVC. Medidas e estratégias como esta visam mudar o cenário da rota de atendimento do paciente com AVC, elevando o número de pessoas recuperadas e diminuindo a carga de sequelas dos afetados.

Palavras–chave: acidente vascular cerebral; educação em saúde; atenção a saúde; educação para a saúde.

Biografia do Autor

  • Michael Ricardo Lang, Universidade do Contestado (UNC)

    Médico especialista em Neurocirurgia, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax, Mafra-SC; Docente do curso de Medicina, campus Mafra, Universidade do Contestado e pesquisador do grupo de pesquisa NUPESC. Santa Catarina, Brasil.

  • Oscar Nelson Reimann, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax

    Médico especialista em Neurologia, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax, Mafra, Santa Catarina, Brasil.

  • Stephanie Lindner, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax

    Médica especialista em Neurocirurgia, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax, Mafra, Santa Catarina, Brasil.

  • Felipe Negrão, Hospital São Vicente de Paulo

    Médico especialista em Neurorradiologia, Hospital São Vicente de Paulo, Mafra, Santa Catarina, Brasil. Grupo Neuromax

  • Stefan Moreira, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax

    Médico especialista em Neurologia, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax, Mafra, Santa Catarina, Brasil.

  • Diogo Pasquali Nones, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax

    Médico especialista em Neurologia, Hospital São Vicente de Paulo e Grupo Neuromax. Santa Catarina, Brasil.

  • Daniel Alves Branco Valli, Hospital São Universitário Santa Terezinha

    Médico especialista em Neurocirurgia, Hospital São Universitário Santa Terezinha, Joaçaba, Santa Catarina, Brasil. Grupo Neuromax.

  • Arlindo Américo de Oliveira, Hospital São Universitário Santa Terezinha

    Médico especialista em Neurocirurgia, Hospital São Universitário Santa Terezinha, Joaçaba, Santa Catarina, Brasil. Grupo Neuromax.

  • Jaqueline Sueli Horodeski, Universidade do Contestado (UNC)

    Especialista em Administração Hospitalar; Docente do curso de Fisioterapia, campus Mafra, Universidade do Contestado e pesquisadora do grupo de pesquisa NUPESC. Santa Catarina, Brasil.

  • Antonio Carlos Mattar Munhoz, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor em Farmácia; Docente do curso de Medicina e Farmácia, campus Mafra, Universidade do Contestado e pesquisador do grupo de pesquisa NUPESC. Santa Catarina, Brasil.

  • Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente; Docente do curso de Medicina e Fisioterapia, campus Mafra, Universidade do Contestado e pesquisadora do grupo de pesquisa NUPESC. Hospital São Vicente de Paulo, Mafra, Santa Catarina, Brasil.

  • Chelin Auswaldt Steclan, Universidade do Contestado

    Doutora em Biologia celular e molecular; Docente do curso de Medicina, campus Mafra, Universidade do Contestado e pesquisadora do grupo de pesquisa NUPESC e Grupo Neuromax. Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional UNC. Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

LANG, Michael Ricardo et al. Jornadas de atenção ao AVC: 4 anos de educação em e para a saúde. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 575–584, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5211. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5211. Acesso em: 30 abr. 2025.