Caracterização do perfil sociodemográfico e as condições da saúde visual dos pacientes atendidos na CSV no período de 2003 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5297

Resumo

A Saúde Visual é uma área que leva a questões de interesse para a Saúde Pública brasileira. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o perfil sociodemográfico e as condições da Saúde Visual/Ocular dos pacientes atendidos na Clínica de Saúde Visual da UNC no período de 2003 a 2022. Consiste em um estudo descritivo, exploratório, documental e bibliográfico. Os resultados constataram a predominância do sexo feminino. Em relação ao município de origem, obteve-se a maior prevalência do município de Canoinhas. Os erros refrativos foram as alterações visuais mais prevalentes. As disfunções da visão binocular predominantes foram as disfunções não-estrábicas, nos pacientes jovens e adultos na faixa etária de 20 a 39 anos e as disfunções estrábicas nos adultos de 40 a 59 anos e idosos. Evidenciou-se que, em todas as idades, houve maior prevalência de suspeitas de patologias do segmento anterior do olho humano. Conclui-se que foi possível cumprir com os objetivos propostos e contribuir para o conhecimento da situação da saúde visual/Ocular da população da Amplanorte.

Palavras–chave: saúde visual; Optometria; Amplanorte.

Biografia do Autor

  • Suellen Cristine Haensch, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestra em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor em Educação. Universidade do Contestado. Programa Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

HAENSCH, Suellen Cristine; GUMBOWSKY, Argos. Caracterização do perfil sociodemográfico e as condições da saúde visual dos pacientes atendidos na CSV no período de 2003 a 2022. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 228–241, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5297. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5297. Acesso em: 30 abr. 2025.