Dimensões biopsicossociais na rotina escolar de crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade durante a pandemia de COVID-19

um estudo no município de Cascavel/PR, Região Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v12.4764

Resumo

Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta a atenção, o controle de impulsos e o comportamento motor dos indivíduos diagnosticados. A pandemia da Covid-19 influenciou as dimensões biopsicossociais dos indivíduos com TDAH. A compreensão das interferências nos diferentes aspectos desse transtorno torna-se relevante para oferecer qualidade de vida, manejo clínico e escolar adequado aos diagnosticados com TDAH. Objetivo: Descrever a rotina escolar e os principais fatores biopsicossociais enfrentados por crianças e adolescentes com TDAH durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro e agosto de 2022, no município de Cascavel/PR, localizado na região Sul do Brasil. A amostra do estudo foi composta por três grupos: mães, professores e equipe pedagógica que conviveram com crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH. Resultados: Os resultados evidenciaram que a pandemia de Covid-19 afetou a rotina escolar e as dimensões biopsicossociais dos pesquisados com TDAH. Os impactos incluem fatores biológicos, como sedentarismo, obesidade e suspensão de medicação sem orientação médica; psicológicos, como depressão e desgaste emocional familiar; fatores sociais, como o fechamento de escolas, interrupção de consultas e lazer ao ar livre. Conclusão: A categorização dos dados em fatores psicológicos, sociais e biológicos, permitiu uma análise das dimensões dos fenômenos, em relação à funcionalidade humana e aos contextos subjacentes dos conteúdos produzidos pelos participantes. Demonstrando a importância de políticas públicas multidisciplinares e suporte adequado para crianças e adolescentes com TDAH, especialmente em crises adversas.

Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Modelos Biopsicossociais; Distanciamento social; Saúde mental.

Biografia do Autor

  • Maycon Hoffmann Cheffer , Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

    Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Docente Adjunto no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil.

  • Luana Patricia Weizemann, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

    Discente de enfermagem. Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG). Cascavel. Paraná. Brasil.

  • Jessika Francis Melo Queiroz , Universidade Potiguar/Ecossistema Ânima

    Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Universidade Potiguar/Ecossistema Ânima. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

  • Claudia Aparecida Godoy Rocha , Centro de Ensino

    Pós-graduação Cardiologia e Hemodinâmica. Centro de Ensino. Goiânia. Goiás. Brasil.

  • Elenice de Fatima Souza Capelario, Centro Universitário UniBrasil

    Discente de odontologia. Centro Universitário UniBrasil. Curitiba. Paraná. Brasil.

  • Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

    Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Docente Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Cheffer MH, Weizemann LP, Queiroz JFM, Rocha CAG, Capelario E de FS, Higarashi IH. Dimensões biopsicossociais na rotina escolar de crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade durante a pandemia de COVID-19: um estudo no município de Cascavel/PR, Região Sul do Brasil. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 22º de junho de 2023 [citado 30º de abril de 2025];12:139-53. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/4764