Desenvolvimento regional e saúde escolar: uma análise respiratória e alimentar

Autores

  • Ana Caroliny de Lima Silva Universidade do Contestado (UNC)
  • Karmen Fabiane Cavalheiro Universidade do Contestado (UNC)
  • Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch Universidade do Contestado (UNC)
  • Renata Campos Universidade do Contestado (UNC) https://orcid.org/0000-0002-8018-6209

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v14.5833

Resumo

Introdução: As doenças alérgicas são caracterizadas por eventos inflamatórios decorrentes da hipersensibilidade e podem impactar no desenvolvimento regional por afetar as condições de saúde, rendimento escolar e bem-estar dos escolares. Objetivo: Avaliar as condições respiratórias, maternas e alimentares no ambiente em escolares de um município Norte Catarinense e o impacto no desenvolvimento regional. Métodos: Pesquisa transversal e exploratória em 50 escolares, com estudo sobre o período gestacional da mãe e avaliação pulmonar através do fluxo expiratório, Pimax, Pemax e a Capacidade Inspiratória. A identificação dos processos alérgicos foi realizada pelo International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC II). Para as características alimentares foi utilizado Índice Alimentação do Escolar (Ales). Resultado: O Fluxo expiratório foi abaixo do predito para a amostra (p=0,000). Observou-se correlação da frequência respiratória e o consumo de alimentos ultraprocessada (p=0,036). Houve predominância do parto natural, com peso ao nascer dentro dos padrões de referência. Conclusão: Conclui-se que alterações respiratórias e o tipo de alimentação consumida pelos escolares pode influir no ritmo respiratório e no pico de fluxo expiratório.

Palavras-chave: crianças; saúde; desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

  • Ana Caroliny de Lima Silva, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduada em Fisioterapia. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Karmen Fabiane Cavalheiro, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduada em Fisioterapia. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil. 

  • Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduada em Psicologia. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutora em Saúde da criança e do adolescente. Docente permanente do Programa de mestrado de Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Renata Campos, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduada em Fisioterapia. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde. Docente permanente do Programa de mestrado de Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Silva AC de L, Cavalheiro KF, Pawlowytsch PW da M, Campos R. Desenvolvimento regional e saúde escolar: uma análise respiratória e alimentar. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 28º de abril de 2025 [citado 30º de abril de 2025];14:41-54. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5833