Desenvolvimento regional e saúde escolar: uma análise respiratória e alimentar
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v14.5833Resumo
Introdução: As doenças alérgicas são caracterizadas por eventos inflamatórios decorrentes da hipersensibilidade e podem impactar no desenvolvimento regional por afetar as condições de saúde, rendimento escolar e bem-estar dos escolares. Objetivo: Avaliar as condições respiratórias, maternas e alimentares no ambiente em escolares de um município Norte Catarinense e o impacto no desenvolvimento regional. Métodos: Pesquisa transversal e exploratória em 50 escolares, com estudo sobre o período gestacional da mãe e avaliação pulmonar através do fluxo expiratório, Pimax, Pemax e a Capacidade Inspiratória. A identificação dos processos alérgicos foi realizada pelo International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC II). Para as características alimentares foi utilizado Índice Alimentação do Escolar (Ales). Resultado: O Fluxo expiratório foi abaixo do predito para a amostra (p=0,000). Observou-se correlação da frequência respiratória e o consumo de alimentos ultraprocessada (p=0,036). Houve predominância do parto natural, com peso ao nascer dentro dos padrões de referência. Conclusão: Conclui-se que alterações respiratórias e o tipo de alimentação consumida pelos escolares pode influir no ritmo respiratório e no pico de fluxo expiratório.
Palavras-chave: crianças; saúde; desenvolvimento regional.
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