Em torno do contributo das instituições de ensino superior para a dinâmica regional de crescimento económico

Autores

  • Maria da Conceição Rego Departamento de Economia & CEFAGE-U.E. Universidade de Évora, Portugal
  • António Caleiro Departamento de Economia & CEFAGE-U.E. Universidade de Évora, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v2i2.254

Palavras-chave:

Capital Humano, Crescimento Económico, Desenvolvimento Territorial, Instituições de Ensino Superior, Investigação e Desenvolvimento

Resumo

Como a bibliografia na matéria tem revelado de forma inequívoca, a presença de instituições de ensino superior (IES) no território provoca efeitos variados, que passam pelo aumento do conhecimento, da transferência de tecnologia e de maior inovação, a par com o aumento da procura local e com o aumento de emprego e rendimento disponível localmente. Contudo, a presença de IES em territórios com características económicas, demográficas e sociais diferentes poderá provocar efeitos também distintos. O nosso objectivo, com este estudo, é procurar averiguar as diferenças, em termos de efeitos territoriais, da presença de IES em regiões com características distintas. Assim, usando como unidade territorial de base as NUTS II, procederemos à comparação da dinâmica económica dos territórios – medida através da evolução do PIB – em termos da persistência dos efeitos, supostamente associados à presença de IES nesses territórios.

Biografia do Autor

  • Maria da Conceição Rego, Departamento de Economia & CEFAGE-U.E. Universidade de Évora, Portugal

    Departamento de Economia

    Economia e Desenvolvimento Regional e Urbano

    Economia e desenvolvimento rural

    Economia da Educação

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Publicado

2012-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REGO, Maria da Conceição; CALEIRO, António. Em torno do contributo das instituições de ensino superior para a dinâmica regional de crescimento económico. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 124–138, 2012. DOI: 10.24302/drd.v2i2.254. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/254. Acesso em: 1 maio. 2025.

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