O novo mercado de gás no Brasil : desafios e oportunidades para a economia capixaba
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5407Resumo
Desde 2019, o processo de liberalização da indústria brasileira de gás natural vem se acelerando. Em 2021, consubstanciando as mudanças em curso, foi promulgada a Lei 14.134 conhecida como a “Nova Lei do Gás Natural”. Uma das principais preocupações da “Nova Lei do Gás” foi a harmonização da regulação federal com as regulações estaduais. Nesse quesito, o Estado do Espírito Santo vem se destacando. O processo de desinvestimento da Petrobras, também iniciado nesse período, permitiu o governo capixaba criar uma empresa de distribuição de gás natural cujo contrato de concessão se encontra bastante aderente às mudanças introduzidas na regulação federal. Assim, esse artigo buscou analisar os impactos das mudanças no arcabouço regulatório da indústria de gás natural sobre a economia do Estado do Espírito Santo. A principal conclusão é que o novo marco regulatório definido pela Lei 14.134 não é suficiente para destravar os investimentos na indústria de gás natural capixaba.
Palavras-chave: regulação; reformas liberalizantes; gás natural; custo de transação; investimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.