Análise da relação entre criminalidade e valor por metro quadrado dos imóveis residenciais no município de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5426Resumo
A expansão desordenada das cidades amplia as desigualdades regionais e contribui para o avanço da criminalidade nos grandes centros urbanos. À vista disso, o presente estudo investigou a relação entre as médias das taxas de homicídios e de furtos e roubos por 100 mil habitantes e o valor por metro quadrado dos imóveis residenciais em Belo Horizonte no período 2017-2021, utilizando para tal a estimação de modelos hierárquicos com defasagem espacial. Como resultado, a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) indicou padrões distintos de aglomeração para as taxas de crimes entre as regiões do município de Belo Horizonte. Ademais, os resultados econométricos revelaram que imóveis localizados em regiões com maiores taxas de homicídios possuem menores valores do metro quadrado em suas áreas construídas. Por outro lado, o oposto ocorre para as taxas de furtos e roubos, exibindo relação positiva com o valor do metro quadrado dos imóveis.
Palavras-chave: criminalidade; desigualdades regionais; preços hedônicos; modelo hierárquico espacial; Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.