Análise da relação entre criminalidade e valor por metro quadrado dos imóveis residenciais no município de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5426

Resumo

A expansão desordenada das cidades amplia as desigualdades regionais e contribui para o avanço da criminalidade nos grandes centros urbanos. À vista disso, o presente estudo investigou a relação entre as médias das taxas de homicídios e de furtos e roubos por 100 mil habitantes e o valor por metro quadrado dos imóveis residenciais em Belo Horizonte no período 2017-2021, utilizando para tal a estimação de modelos hierárquicos com defasagem espacial. Como resultado, a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) indicou padrões distintos de aglomeração para as taxas de crimes entre as regiões do município de Belo Horizonte. Ademais, os resultados econométricos revelaram que imóveis localizados em regiões com maiores taxas de homicídios possuem menores valores do metro quadrado em suas áreas construídas. Por outro lado, o oposto ocorre para as taxas de furtos e roubos, exibindo relação positiva com o valor do metro quadrado dos imóveis.

Palavras-chave: criminalidade; desigualdades regionais; preços hedônicos; modelo hierárquico espacial; Belo Horizonte.

Biografia do Autor

  • Iago Miranda Soares, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais. Brasil. 

  • Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Doutorado em Economia Aplicada pela Esalq/USP. Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais. Brasil. 

  • Igor Santos Tupy, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Doutorado em Economia pelo Cedeplar/UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOARES, Iago Miranda; TEIXEIRA, Evandro Camargos; TUPY, Igor Santos. Análise da relação entre criminalidade e valor por metro quadrado dos imóveis residenciais no município de Belo Horizonte. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 150–175, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5426. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5426. Acesso em: 30 abr. 2025.