Clusters de municípios de Santa Catarina à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5764Resumo
Quase uma década após o estabelecimento da Agenda 2030 da ONU, sua implementação ainda ocorre de forma desigual, especialmente nos contextos locais, permanecendo parcialmente desconhecida entre gestores públicos, instituições e a sociedade civil, inclusive no estado de Santa Catarina. Neste enfoque, o objetivo deste estudo foi agrupar os municípios catarinenses por meio de análise de clusters, com base no desempenho frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas. A análise utilizou o método de agrupamento hierárquico de Ward, resultando na formação de seis clusters relativamente homogêneos. A partir da análise dos clusters de maior densidade, observou-se uma variação significativa nas pontuações dos municípios, o que motivou um aprofundamento qualitativo centrado no ODS 11, que trata de Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os achados contribuem ao identificar padrões e discrepâncias no desempenho municipal, oferecendo subsídios para decisões estratégicas, como investimentos e formulação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas para a sustentabilidade. Destaca-se como limitação a análise restrita a apenas dois clusters e o aprofundamento exclusivo no ODS 11. Além disso, o estudo evidencia que a adoção de indicadores padronizados em nível nacional nem sempre se ajusta às realidades dos municípios de pequeno porte, o que compromete a precisão das mensurações. Embora Santa Catarina apresente avanços gerais em relação às metas da Agenda 2030, persistem desafios significativos quanto à adequação dos indicadores ao contexto local e à capacidade dos pequenos municípios de medir e implementar, de forma efetiva, ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Agenda 2030; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ODS 11; cluster; desenvolvimento municipal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.