Clusters de municípios de Santa Catarina à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5764

Resumo

Quase uma década após o estabelecimento da Agenda 2030 da ONU, sua implementação ainda ocorre de forma desigual, especialmente nos contextos locais, permanecendo parcialmente desconhecida entre gestores públicos, instituições e a sociedade civil, inclusive no estado de Santa Catarina. Neste enfoque, o objetivo deste estudo foi agrupar os municípios catarinenses por meio de análise de clusters, com base no desempenho frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas. A análise utilizou o método de agrupamento hierárquico de Ward, resultando na formação de seis clusters relativamente homogêneos. A partir da análise dos clusters de maior densidade, observou-se uma variação significativa nas pontuações dos municípios, o que motivou um aprofundamento qualitativo centrado no ODS 11, que trata de Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os achados contribuem ao identificar padrões e discrepâncias no desempenho municipal, oferecendo subsídios para decisões estratégicas, como investimentos e formulação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas para a sustentabilidade. Destaca-se como limitação a análise restrita a apenas dois clusters e o aprofundamento exclusivo no ODS 11. Além disso, o estudo evidencia que a adoção de indicadores padronizados em nível nacional nem sempre se ajusta às realidades dos municípios de pequeno porte, o que compromete a precisão das mensurações. Embora Santa Catarina apresente avanços gerais em relação às metas da Agenda 2030, persistem desafios significativos quanto à adequação dos indicadores ao contexto local e à capacidade dos pequenos municípios de medir e implementar, de forma efetiva, ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Agenda 2030; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ODS 11; cluster; desenvolvimento municipal.

Biografia do Autor

  • Fernanda Mara Peretti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Brasil. 

  • Anni Kellen Cunico, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Brasil. 

  • Sérgio Begnini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Administração. Docente do PPG em Administração - Universidade do Oeste de Santa Catarina e Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Rógis Juarez Bernardy, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Pós-doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Docente do PPG em Administração - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERETTI, Fernanda Mara; CUNICO, Anni Kellen; BEGNINI, Sérgio; BERNARDY, Rógis Juarez. Clusters de municípios de Santa Catarina à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 922–945, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5764. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5764. Acesso em: 2 set. 2025.