Potencialidades das salas de realidade virtual: avanços e desafios

Autores

  • Andreia de Souza Karpen Universidade do Contestado (UNC)
  • Marcia dos Santos Universidade do Contestado (UNC)
  • Patrícia de Moraes Madruga Ferreira Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2.5837

Resumo

O texto apresenta como a fundamental importância a utilização da sala de realidade virtual no município de Curitibanos, tendo como propósito mostrar e destacar os benefícios, utilidades, ganho para os estudantes e os entraves que surgem ao longo do percurso, onde facilite o ensino-aprendizagem do mesmo. A pesquisa foi bibliográfica a qual os dados foram produzidos a partir de observações das aulas na sala de realidade virtual, análise da metodologia e foi a de conteúdo, onde possibilita analisar as bibliografias utilizadas para o desenvolvimento dele. Os resultados apontam que os docentes permitem que os alunos adquiram novos valores e modifiquem o comportamento no dia a dia escolar, de forma dinâmica, positiva e de fácil compreensão dos assuntos abordados nas salas RV. Sendo promovida a interação pelo gestor e trocas entre colegas, além de que suas práticas são direcionadas na fixação dos conteúdos abordados anteriormente em sala de aula. Os alunos têm facilidade em manusear, explorar, várias ferramentas tecnológicas, além de aprender com o instrumento de cunho pedagógico que são extremamente necessárias nos dias de hoje.

Palavras-Chave: sala de realidade virtual; educação; instrumento digital pedagógico. 

Biografia do Autor

  • Andreia de Souza Karpen, Universidade do Contestado (UNC)

    Pós-graduada em Psicopedagogia, Universidade do Contestado, Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

  • Marcia dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

    Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, Universidade do Contestado UNC- Curitibanos. Santa Catarina. Brasil. 

  • Patrícia de Moraes Madruga Ferreira, Universidade do Contestado (UNC)

    Pós- graduada no Ensino das Artes, Universidade do Planalto Catarinense. FURB Lages e Blumenau. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KARPEN, Andreia de Souza; SANTOS, Marcia dos; FERREIRA, Patrícia de Moraes Madruga. Potencialidades das salas de realidade virtual: avanços e desafios. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2.5837. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5837. Acesso em: 30 abr. 2025.