Análise de intervenções baseadas em evidências para redução de riscos ambientais e de saúde em populações ribeirinhas de Barcarena-PA
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v14.5938Resumo
Este estudo analisou estratégias de redução de riscos ambientais em comunidades ribeirinhas de Barcarena-PA, afetadas por contaminação por metais pesados. Os objetivos foram: (1) quantificar os níveis de contaminação e seus impactos na saúde, (2) avaliar a eficácia de intervenções de mitigação e (3) desenvolver um modelo integrado de gestão ambiental. Adotou-se abordagem mista, com análises laboratoriais de amostras ambientais, dados epidemiológicos e entrevistas semiestruturadas com 42 participantes. Os resultados demonstraram concentrações elevadas de chumbo (0,078 mg/L) e mercúrio (0,0024 mg/L), associadas a elevada prevalência de distúrbios neurológicos (68%) e dermatológicos (43%). Tecnologias de baixo custo, como filtros artesanais, alcançaram 72% de redução na contaminação, enquanto o monitoramento comunitário aumentou em 310% a detecção precoce. Conclui-se que um sistema de gestão ambiental baseado em quatro eixos complementares, vigilância ativa, governança participativa, tecnologias adaptativas e reparação ecológica, apresenta maior potencial de efetividade quando articula conhecimentos científicos e tradicionais, demandando políticas públicas específicas para sua implementação sustentável.
Palavras-chave: saúde coletiva; exposição ambiental; participação comunitária; Amazônia; desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.